Recent Posts

Fã - Ídolo

Nos dicionários, a palavra fã é definida como “pessoa que tem grande admiração por certo artista popularizado pelo cinema, televisão, rádio, música, etc.” Uma pessoa famosa é marcada por seu talento, reconhecimento e por sua imagem, portanto, esta tem que ser zelada para que não atrapalhe a relação fã-ídolo e que ele não sirva como mau exemplo, certo? Errado. Se o nosso ídolo se joga de uma ponte não quer dizer que devemos nos jogar também. 

Denominamos isso como uma relação estritamente profissional, onde julgamos apenas os trabalhos dos nossos cantores preferidos. Outra questão muito importante é quando falamos em fãs como um meio exagerado. Muitos desses fanáticos defendem seus ídolos até a morte, mesmo sabendo que a atitude que este acabara de tomar não foi uma das mais sensatas. O fascínio de ser fã é o fato de seguir os exemplos bons que aquela pessoa nos dá. Ao mesmo passo, é fascinante você ver alguém e sentir que gosta tanto quanto se fosse da sua própria família, você passa a torcer pela felicidade dessa pessoa. Num gesto de generosidade, um fã é capaz de orar sempre para que Deus abençoe alguém que nem sabe que ele existe, é um tipo de amor puro, um amor dedicado, sincero, que nasce do sorriso desse alguém que se cativa a distância. Parece coisa de alma! Idolatrá-los, amá-los, admirá-los, ter como referencial é super normal, contudo, não podemos nos sentir no direito de invadir sua intimidade ou até mesmo nos sentirmos íntimas, até porque a relação fã-ídolo, querendo ou não, é uma relação impessoal. Não podemos esquecer que eles, não são de propriedade nossa e que eles não têm obrigação de nos tratar como prioridade, mesmo eles sendo pessoas públicas.

Aqui nesse espaço, discutimos e demonstramos nossa admiração a alguém muito especial, sabemos que além de um artista fantástico, é um ser humano maravilhoso. Percebemos um carinho pelos fãs, que às vezes não se percebe em outro artista atualmente. Podemos dizer que, muitos aqui, já tiveram o privilégio de estar com o seu cantor favorito. É notório que não é apenas o trabalho de uma assessoria de imprensa, mas um gesto de carinho para tentar retribuir o tanto que as pessoas fazem por amor. Sua vida é tão aberta aos seus fãs, que quem não o conhece pode achar que é puramente uma superexposição. Mas a sinceridade do olhar e o tom das palavras mostram que é apenas vontade de permitir que, de certa forma, as pessoas estejam mais presentes. Por isso tudo, somos fãs e felizes por saber que o nosso gostar não é direcionado ao vazio e sim a um ser humano muito especial. Ser fã é isso: é se dedicar e não necessariamente esperar algo em troca, é amor honesto, puro. E quem já não passou pela situação de se deslumbrar com quem considera (ou considerava) um “ídolo”? 

Apenas sabemos consumir o bom produto que o nosso ídolo produz com toda a sua dedicação, profissionalismo e amor. Sim! Amor. Ninguém se dedica ou faz algo com tanta qualidade, se não for por e com amor.

'Fã é aquela pessoa que se identifica com seu trabalho, sua música. Você conquista a pessoa primeiro com sua música e depois você vai conhecendo ela. Os meus fãs são meus parceiros, amigos, meus seguidores. Eles me conhecem. Sabem quando eu acordei estranho, quando eu estou bem. É uma relação bacana. Eu adoro.' (Saulo Fernandes) 

6 Comentários:

Aline Anjos disse...

perfeito Berk!!
gostei muito... parabens!!
eu ainda nao tive a oportunidade de me aproximar do meu idolo.... qdo o fiz nao consegui nem falar, pronunciar o seu nome... mas um dia irei realizar este sonho.. acredito muito nisso!!!!bjinhossssss

Ana Pin disse...

Ahh gatonasss escreveram sobre aquele lance que eu sugeri né?! e a matéria ficou ótima, melhor eu creio que impossível, era isso mesmo que eu queria dizer e vcs disseram! To achando o máximo poder participar tão ativamente do blog, hauahua. Essa música da Ivete é bala, é tudo oq nós fãs gostaríamos de cantar!
Ser fã é admirar alguém que nem sabe que a gente existe, e quando sabe a gente acha o máximo, mas tem que entender essa relação de que vcs comentaram, o ídolo não é nosso, aliás nenhum ser humano nos pertence, nem nos deve obrigações, e é isso que jamis devemos esquecer, pra que a relação cresça linda e verdadeira!
Parabéns!

CLÊ disse...

ARRASO TOTAL!!!!!
BJCSS

Nathy Freitas disse...

Pra muitos é estranho esse amor que nos move a escrever, a estarmos nos shows, a esperar horas pra ter um sorriso, mesmo q ao longe, mas o sorriso mais sicero que poderiamos receber....

Antes de sermos Fãs, somos seres pensantes, capazes de distinguir as coisas, então podemos continuar amando alguem, mesmo ñ concordando com determinadas atitudes.

Esse Sr inspiração mais lindo desse mundo,só me dá motivos pra amá-lo cada dia mais, amor SIM... esse misto de admiração, carinho,e mt respeito, respeito mútuoo...

Nanda _Gavazza disse...

Ser fã é a mais pura e verdadeira forma de expressar o que sentimos por "este" ser que tanta alegria nos traz através de suas músicas, poemas, palavras ou até mesmo com um simples OLHAR ILUMINADO ou UM SORRISO ENVERGONHADO.
Ás vezes, ao ponto de vista de outras pessoas não passamos de " fanáticos" que esqueceram de crescer ou até mesmo tem o medo de encarar a vida de forma mais séria, porém, só nós que sentimos este amor sincero e da maneira mais pura possível sabemos o quanto este artista representa em nossas vidas, SIM... Rezamos todos os dias para que sua vida seja completa, que sempre haja saúde e paz em sua família e que grandes realizações e sonhos se concretizem.
Acreditem, é um jeito de demonstrar todo nosso amor e carinho por esta pessoa especial que tanto bem nos faz, mas em todos os momentos com os pés no chão, sabendo separar as coisas e antes de tudo sabendo que antes de ídolos são seres humanos que também necessitam de espaço para viver, respirar e encarar a vida como ela é!!!

" Matéria lindaaa "

Nanda Gavazza

Joyce Guilherme disse...

Ser fã é muito gostoso mas, precisa ter limites, assim como tudo na vida. Sou admiradora fiel desses meninos, ouço todos os dias, choro com algumas músicas e, o bacana, é que oro por eles,como se fossem amigos,alguém próximo á mim, enfim, eu tento conservar o carinho e a admiração que tenho , buscando um equilíbrio, para que não haja excessos. Me sinto realmente feliz quando vejo cada conquista e estou sempre á procura de algo que me traga notícias da banda...