Recent Posts

CONFIRA A CRÍTICA DO DVD “LUGAR DA ALEGRIA” DA BANDA EVA


O terceiro DVD da Banda Eva,  é o disco que mais se aproxima do estilo de Saulo Fernandes. Seguindo a risca à qualidade dos trabalhos anteriores, “Lugar da Alegria”, gravado sem platéia e num sítio, mostra toda a versatilidade e identidade que o grupo alcançou nos últimos anos. O álbum é uma resposta ao prestígio que o Eva alcançou entre o público e a mídia, com canções consistentes e uma personalidade que virou a marca registrada da banda. Os componentes definem o axé-music praticado pelo grupo como canções que falam de amor e que tem letras que representam as pessoas que costumam escutá-las e ainda definem que axé não é só pauleira ou músicas que fazem pular. Fazendo isso, talvez eles não tenham noção do quanto estão “criando” para  a música baiana.
Nitidamente, o cuidado com o cenário é bem cuidadoso, refletindo a intensidade das músicas e acompanhando o figurino de Saulo e dos integrantes. Os efeitos visuais aparecem vez ou outra, mas o que vale a pena mesmo é a afinidade do Eva com suas composições fluindo melhor a cada faixa. A primeira faixa, chega com “Zuma”, personagem que ficou conhecido no clipe de “Rua 15″ e volta em “Rua do sossego” abrindo o disco.  “Oxente Balance” mostra o quanto o ritmo africano esta presente na musicalidade e nos conceitos da nova fase da turma.

“Tudo certo na Bahia”, escolhida como proxíma música de trabalho do DVD, tem participação especial de Ninha e abre o leque de convidados que deixam o disco com ainda mais brilho. Carlinhos Brow em “Mares de Ti”, Margareth Menezes em “Sinais” e Tatau em “Velocidade Luz” emprestam suas vozes para mostrar a negritude e a importância que tem para a formação musical de Saulo. Apesar da potência e qualidade dos artistas citados, as participações não foram tão impactantes quanto se espera, talvez pelas canções inéditas e mais densas.

É  impossivel não se deixar levar pelos versos poéticos de “Nada lhe é proibido”, “Tão Sonhada” e “Como um abraço”, canções bem avaliadas pelo público em geral e que já aparecem como provavéis hits. E algumas já viraram xodós dos fãs. “Doralice” e “Agradecer” dominam as conversas e tem tudo para despontarem no verão, pelo ritmo contagiante e pela alegria que passam. O samba “Feliz de feliz te ver” também aparece como responsavél por um dos momentos mais interessantes do vídeo.

A melhor coisa que podemos perceber de um disco inédito é quando escutamos pela primeira vez e já sentimos as músicas estourando e pipocando no ouvido. Das 17, do “Lugar da Alegria” é possível sentir essa vibração em várias oportunidades. Certamente o EVA terá uma trilha divertida e feliz e em seu devido lugar.
.
Daniel Oliveira

2 Comentários:

Unknown disse...

Realmente, esse novo trabalho é a cara de Saulo. Ele conseguiu passar toda sua musicalidade, magia e paixão pelo axé mais alternativo. Bem diferente das outras bandas de axé, o EVA nos leva a "viajar" nas letras poéticas. Pra todos: EVAMOR.

Márcia Parente Sena disse...

A Banda Eva é a prova de que o axé pode sim, também, nos permitir ouvir de verdade uma boa música!!

Adoro os ritmos baianos, adoro sentir aquelas músicas que nos fazem balançar os pés aonde quer que estejamos, mas é sempre bom também juntar uma boa melodia com uma boa letra!

Parabéns a todos os nossos artistas baianos!

Parabéns a Banda Eva pelo lindo CD/DVD!
bjocassss
Márcia Parente