Recent Posts

'Éramos todos EVA e estávamos no Lugar da Alegria'


Quarta-feira, 11 de novembro de 2009, Salvador, Teatro Castro Alves, palco do lançamento do mais novo DVD da Banda Eva. O “Lugar da Alegria” era ali, assim como o título do novo disco que após esta data podia facilmente deixar de ser chamado de “Lançamento” para “Consagração”.
Escolher o momento mais emocionante é difícil, principalmente, quando se fala de música, carnaval, poesia, ritmo. Tudo parecia perfeitamente ensaiado e encaixado. Estavam todos afinados. Vozes, metais, percussão, palmas, coros, banda, público. Cada detalhe da noite ganhou uma enorme dimensão diante de cada olhar e com toda certeza, vai ecoar em cada memória.
A Banda Eva incendiou a Concha Acústica do Teatro Castro Alves. Quem era fã e já conhecia as letras não deixou o coro cair, quem não era, aprendeu na hora e surpreendeu a banda. Foi tudo tão contagiante que na estrofe seguinte, todos cantavam e pulavam juntos.
Primeiramente, Saulo apresentou as 18 faixas do novo DVD. Comportando-se como uma estrela, ele abre o show magistralmente com “Rua do Sossego”, já incendiando a platéia que o acompanhava. Em seguida, a percussão da banda deu entrada com a música “Oxente Balance” seguindo de “Tudo Certo na Bahia” com a participação especial de Ninha. Depois, “Lugar da Alegria” fez o público vibrar, Saulo então permitiu a participação do público na música, já bastante conhecida por todos. Na seqüência “Nada Lhe é Proíbido” e então “Encontro Marcado” recitado por Saulo momentos antes de cantar. Veio então as baladinhas com um reggae romântico “Tão Sonhada”, “Como um Abraço” e a participação de Tatau com “Velocidade Luz”. O reggae “Mar Sem Fim” acompanhado por “Esse Amor”. No momento em que o vocalista conversava foi montada uma roda de samba no palco, criada para “Feliz de Feliz Te Ver” fazendo o público sambar, junto com a nova versão em samba de “Miragem”.
“Doralice” sacudiu o local, sendo uma das canções mais aplaudidas. Veio “Que Batuque é Esse?” e não parou por aí. Outro grande ícone da axé music ainda era esperada pelo público e Margareth Menezes surgiu para cantar a música “Sinais”.
Com uma entrada triunfal e digna da noite, Carlinhos Brown desce as escadas do TCA cantando EVA acompanhada de palmas simultâneas. E no palco a banda em círculo convidou o mestre e assim juntos fizeram um dueto com “Mares de Ti”.
Pra fechar as 18 faixas do novo DVD, a Banda jogou “Agradecer” e a receptividade do público com a música não poderia ter sido diferente, o coro, as mãos em coletividade e o empurra-empurra delicioso fechou o show do Lugar da Alegria.
Antes de cantar os grandes hits da banda, Sérgio Fernandes, entra no palco homenageando o irmão cantando “Irmão Meu”. Saulo não conteve as lágrimas, sentado no palco e encantado com as palavras do irmão, foi um momento emocionante. A participação das crianças da “Creche Escola Comunitária Criança Feliz” também foi marcante. As crianças apresentaram a música Lugar da Alegria com uma coreografia que “pegou geral” e ganhando a vibração do público. Saulo emocionado não conseguia cantar, irradiante com a apresentação.


Esse foi o show da consagração para Saulo Fernandes e sua Banda Eva, afinada e entrosada, Saulo e banda brincavam até com os erros, tornando a apresentação exemplar, sem parar um só segundo, explodindo sucessos por todos os lados, animado pelo duplo sucesso dos DVDs "25 anos de Eva" e "Veja Alto, Ouça Colorido" e com um repertório esbanjando musicalidade. A Banda Eva se consagra como uma ótima banda e uma excelente opção para quem quer conciliar boa música e bom carnaval. Saulo está perfeito mesclando ritmos e gêneros, sem falar na atenção que dá aos seus fãs.

Berkciara Marinho

Vibramos na mesma freqüência. Foi o que aconteceu nessa noite. O Eva, quem é Eva e com certeza, quem já passou a ser. Foi uma mistura infindável de sentimentos. A alegria dos olhos de cada um dos meninos, por conta da realização de um projeto tão deles, refletia nos sorrisos de cada pessoa presente, que pulava, gritava, cantava. Vai ser muito improvável, daqui a um tempo, não se lembrar de Saulo sentado e encantado, vendo seu irmão, Serginho, se declarar pra ele, através de palavras e versos vindos direto do coração, coração esse, compartilhado pelos dois, como mesmo disse Serginho. Impossível não se arrrepiar, de novo, lembrando da entrada triunfal, por ser única, de Brown em meio a multidão. Entrada acompanhada de uma capela cheia de energia, de força, de prazer em ser Eva! Difícil não sentir saudade da participação mais do que especial de Ninha. Difícil não sentir saudade do balanço bom de "Tudo certo na Bahia" e de todas as clássicas músicas que foram cantadas, exaltando e reavivando histórias e cultura.
"Eu vou navegar nas ondas do mar, eu vou navegar.." Quem não quiser que não diga, que foi levado por essa onda mágica, cheia de cor, de energia. A sensibilidade aflorou em todos os corações, e estavam todos cheios de Energia Vibração e Alegria.

Mariana Ferreira

17 Comentários:

Vitor Andrade disse...

É bonito demais assitir a evolução merecida daqueles que ainda lutam para manter viva a boa música, a poesia, o carnaval, o amor!
Não é a toa, que eles tem ganhado tamanho espaço no cenário cultural do pais!
Sem medo de dizer - e carregando um orgulho imenso, que parece que vai pular do peito - o Eva é a melhor coisa que esta acontecendo na Bahia!
Só nos resta segui-los, propagar essa onda boa, e cultivar o que sai de melhor dali: a mistura da verdade, da poesia, dos bons sentimentos, da melodia, da voz, do arrepio, do coro, da multidão, do carnaval, da luz, da inspiração!


Ao Eva, o nosso eterno obrigado!

11/11/2009 - um dia que vai entrar pra história dos que sabem reconhecer onde mora a boa música!

Nathy Freitas disse...

Sem palavras..
Posso afirmar que meu coração estava batendo juntoooo com essas " palmas simultâneas".

Ao ler os relatos de vcs, e da galera que tava ontem na "consagração" do Eva, me fez viajar, imaginar o quão foi lindo, mas creio que nem na viajem mais alucianda eu chegarei perto de saber realmente o que rolou ontem.

Dá pra ver nos olhos de Saulo e de todos os meninos, a emoção que foi o show de ontem. Amor, coletividade, cumplicidade .. essas palavrinhas se resumem nos jestos de cada um deles, no olhar cheio de felicidade...


Hoje afirmo, q ser EVA é muito mais que um imenso prazer ... é amor pra todo sempre.

ps: post lindo!!!

Aline Anjos disse...

Nossa berk....
escreveu bem demais.. lendo senti um pouquinho a emoção q com certeza foi o show todo...
deve ter sido lindo msm... e eu aqui aguardo ter esse show maravilhoso aqui no rio tb...

ia dormir mas nao consegui ir sem ler o q escreveu... a curiosidade foi maior... mas foi otimo ler... adorei... nao vejo a hora de poder tb ver este dvd, compartilhar de emoçoes assim!!

amo nosso eva... e com certeza esse novo trabalho vai ser sim um sucesso... já é né!! amo demais!!
bjo grande viu
obrigada por compartilhar um pouco de td!!

Amanda disse...

E foi exatamente assim que aconteceu!
que momento maravilhoso, que sintonia perfeita. Se pudesse não teria saído de lá nunca mais..
estou até agora sem palavras!

e concordo com Vitor "o Eva é a melhor coisa que esta acontecendo na Bahia!", assumindo o seu jeito, o seu tom, sua cor, seu ritmo, o EVA vem se tornando presença marcante, que vem deixando todas as pessoas apaixonadas!

Lindo texto, transmitiu perfeitamente o que se passou na Concha, que com certeza ninguém que estava lá vai esquecer.

s.a disse...

Eu não sei o que dizer! As palavras se acabaram! Obrigado pela tradução e pelas lembranças!

Flá Andrade disse...

Só de ver o DVD numa tela de cinema, com vários fãs e a banda foi emocionante, não quero nem imaginar a emoção que foi ver, cantar e ouvir ao vivo esse show que foi. Pelas fotos, vídeos e pelos relatos dos presentes passou muito do que foi tudo aquilo. Presenciar um show, independente de ser fã ou não a pessoa já sente a paz, energia que o grupo transmite. Hoje mais do que nunca o EVA se destaca e como Saulo disse "O que prezamos é música de qualidade, com mensagens nas letras". Arrasou Berk, seu texto ficou foda!

Mariô disse...

F O D A !!!

Unknown disse...

Berk, vc quer que eu diga o que? ' lerifole pra você ' rs. Fico arrepiada e emocionada ao lembrar desse dia tão especial pra banda e pra nós, fãs desses caras. Já dizia Saulo: Gravem essa data 11/11/09...

Ana Claudia disse...

Perdão! fiquei sem palavras! Mandaram ver no texto, aposto que tanto quanto o EVA no palco! Arrpiada da primeira a última palavra!

Amo!

Ana Beatriz disse...

FOI FODA! Tô tão orgulhosa dos meninos. Sei lá... acho que já disseram tudo no texto. ARRASARAM!

É muito amor!!!

Mariana Menezes disse...

Olá! Sou a mais nova seguidora desse blog e sinceramente TÔ APAIXONADA por tudo isso... Já vinha acompanhando antes de ser usuária, mas agora tô por aqui espondo MEU AMOR por essa banda também! Berkciara, seu texto ficou perfeito. Em poucos minutos me arrepiei totalmente e pude viajar por esse universo. Me emocionei demais. Imagino como deve ter sido inesquecível essa noite! Ficam aqui meus sinceros parabéns pelo blog e pra vocês que fazem dele a maior concentração de fãs dessa banda maravilhosa!

beijo e sucesso :*

Crisangelcf disse...

Nossa é de fato de fazer a gente viajar! Emoção essa q mesmo de tão longe ñ tem como ñ sentir... mente e coração ligados num mesmo acontecimento!

Verdadeiramente SER EVA vai muito alem de ser fã, curtir as músicas é de fato saber o verdadeiro significado da palavra AMOR!

Bek lindas palavras e forte emoção compuseram seu pôster, Parabéns lindo d+!

Bêjos

Berkciara disse...

Senti uma emoção inexplicável, vivencio e acompanho o crescimento do Eva, e de de fato, já está consagrado. Eu sou fã, mais também uma admiradora do axé music, e o Eva é axé, é poesia, é romantismo, é MÚSICA. Os encontros, os abraços, os sorrisos, a emoção, fez parte desse ENCONTRO MARCADO, que vai ficar marcado. 11/11, guarde esse dia quem vivenciou e quem não pode estar presente guarde como o dia mais feliz da vida de Saulo, da Banda, do Grupo.
Foi sem dúvida o melhor show da minha vida! Obrigada ao Eva por me proporcionar um momento tão lindo, foi satisfatório sair de casa pra presenciar a realização de um projeto rico. O DVD está maravilhoso, é e será um sucesso.

Obrigada a todos pelos comentários, e por saber que cada um sentiu a emoção, é tudo muito real e verdadeiro... é realmente um prazer ser EVA.

Naiadja disse...

A cada palavra lida, o arrepio foi aumentando. Foi essa a emoção que tomou conta de mim no INESQUECÍVEL dia 11/11/09.
Sair de lá com a alegria enorme dentro de mim, e mal conseguir dormir de tão extasiada que estava; acordar no dia seguinte e sentir um arrepio gostoso ao lembrar-me da noite perfeita que tinha passado; e ao passarem os dias, ao invés de enfraquecer a lembrança na memória, sentir saudade e vontade de viver tudo de novo, não é algo tão simples de descrever. Eu poderia escrever milhares de palavras e ainda assim não conseguiria descrever a emoção que me tomou, não só lá, no momento de perfeita sintonia, naquele Lugar da Alegria, como a que ainda permanece em meu coração.
Impossível não se emocionar junto com Saulinho, impossível ver as suas lágrimas e não tentar nos conter para não chorar junto, ou simplesmente deixar as nossas cair também.
Só tenho muito que agradecer aos meninos do EVA, por me proporcionarem os momentos mais lindos e os dias mais perfeitos. Agradecer também a atenção, carinho e paciência conosco mesmo após trabalharem tanto pra nos fazer mais felizes. Eu não conhecia essa sensação gostosa, que é a de ser fã e admirar alguém tão profundamente, até encontrá-los pela primeira vez. Por isso digo que a alegria que preenche minha alma e meu coração, e o orgulho de ser EVA, só aumentam a cada encontro nosso.
Acho que não falo só por mim, mas também pela legião de admiradores e seguidores do EVA! Acredito que seria muito pertinente, trocar todos os “eu”, “me”, e “meu”, deste comentário, por “nós”, “nos” e “nosso”, porque sei que esses sentimentos estão dentro de todos os que seguem esses Meninos de Luz, que levam alegria por onde passam.
E a Berk, eu agradeço por me fazer arrepiar até o último fio de cabelo, novamente, ao relembrar cada detalhe daquele momento perfeito, e por fazer certa pessoinha chorar ao ler tudo isso aqui (tenho certeza que chorou), rsrs!
E a vocês da família EVA, agradeço por compartilharmos esse sentimento lindo e digo que sinto orgulho de fazer parte deste clã tão fiel e unido!
EVA... “aprendi a amar assim do seu jeito e aceito ser seu e viver esse amor!”

Mirelle Carlos disse...

Berk amiga que lindo esse seu post, mostra a verdadeira emoção de um fã que ao entar em contato com a arte do seu ídolo vibra por seu sucesso e consagração com a certeza que faz parte desse mérito. Amamos a Banda Eva há muitos e muitos anos, e amamos mais ainda a Saulo Fernandes por sua simplicidade e oportunidade que nos dá de ouvir sua voz, sua poesia sua luz. Amamos vocês!!!

Maysa disse...

Orgulho de vocês, sabia?
Orgulho de fazer parte dessa família chamada EVA, orgulho de sentir energia em cada show que vou e sentir que independente de qualquer coisa, pra mim não há outra banda que reúna tantas pessoas boas, com energias tão parecidas, que vibram ao ouvir a percussão do EVA. Enfim, PARABÉNS mais uma vez minhas lindas!

Unknown disse...

não tenho nem palavras pra dizer o prazer q sinto quando estou proxima de tds vcs, tb não sei como explicar a sensação maravilhosa que tive ao curtir esse show, a cada dia que passa eu fico mais feliz ao ver a sintonia que existe na família da Banda EVA.... beiiijos!